Comprando um no-break

Todos nós sabemos que a rede elétrica que abastece nossas casas e empresas, é de baixíssima qualidade, cheia de ruídos e picos de mínimo e máximo, neste post pretendo mostrar a de uma forma simples como devemos proceder para a compra de um nobreak ideal, para a proteção contra falhas elétricas.

Esta seria a senóide ideal da rede elétrica:






Esta é a realidade da senóide que temos:






O nobreak não foi desenvolvido somente para impedir o desligamento abrupto do computador, ele é dotado de tecnologias que protegem os equipamentos contra os picos e oscilações da rede elétrica, e quando a bateria encontra-se em seu perfeito estado de funcionamento o nobreak passa a alimentar os equipamentos no lugar da horrível rede elétrica, assim garantindo uma alimentação estável e de qualidade, aumentando a vida útil dos equipamentos conectados a ele.
Dependendo da configuração do nobreak, ele pode prover desde alguns minutos até horas de autonomia, mas para isso precisamos saber a real necessidade dos equipamentos a ele conectado.  Para isso existe um cálculo que devemos fazer para para chegar ao nobreak ideal.

Como escolher a capacidade do nobreak:
É preciso definir a potência dos equipamentos. A capacidade de um nobreak é expressa em VA (volt-amperes).  Existem métodos mais detalhados, que são importantes para uma melhor definição, principalmente no caso de servidores, portanto vamos separar em 2 métodos.

Método 1: cálculo "por alto"
Assuma a potência da fonte de alimentação (in watts) dos equipamentos, mais um fator de segurança de 40%, o que daria: ((250W + 140W)x 1,52) x 1,4 = 546 VA (um desktop + monitor). 

Com isso, você teria que comprar um no-break com capacidade de 600 VAs aproximadamente, ou maior.

Método 2: cálculo "detalhado"
O detalhamento pode ser aplicado principalmente em servidores ou equipamentos com muitos periféricos em seu interior, ex.: Motherboard sem CPU ou RAM 30 Watts, 128MB SDRAM 10 Watts, HD IDE 7200 RPM 25 Watts.  Mesmo utilizando o processo detalhado de cálculo não esqueça de adicionar 40% a mais para um fator de segurança.

Para uma escolha mais precisa utilize ferramentas de cálculo de empresa como SMS, APC, Ragtech, entre outras, segue alguns links onde poderão fazer seus cálculos e encontrar o modelo ideal para sua necessidade.

SMS: 
http://www.sms.com.br/solucoes-sms/residencial/como-escolher/como-escolher-busca.asp?produto=Nobreak

APC:
http://www.apc.com/tools/ups_selector/index.cfm

Dica: De preferência a compra de nobreak com porta de comunicação RS232 ou USB, pois estes possuem software de monitoramento com diversos recursos, os quais exibe em tempo real o estado do nobreak e da rede elétrica, incluindo medições da tensão da rede, tensão e frequência de saída, tensão e nível da(s) bateria(s), potência consumida, temperatura interna do equipamento, etc.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas